Tudo começou, há mais de 30 anos, na Fazenda Porto Alegre, no interior de Minas Gerais.
Nessa época, João Lucio Carneiro, fundador e presidente da empresa, começou a produzir os seus primeiros queijos em um pequeno cômodo na fazenda da família, que era produtora de leite no município de Rio Doce.
Com o crescimento do negócio, o espaço da fazenda Porto Alegre já não era suficiente para atender ao número crescente de clientes da região.
Chegava a hora de transferir as atividades para um outro local, com processos mais eficientes e maior capacidade produtiva. Ponte Nova, em Minas Gerais, foi a cidade escolhida para sediar a primeira fábrica da Laticínios Porto Alegre.
A cada dia, a qualidade e o sabor autêntico dos laticínios Porto Alegre conquistavam novos espaços no mercado mineiro. A inauguração da segunda fábrica, no município de Mutum (MG) foi um importante passo no processo de expansão da empresa. Inicialmente, a unidade era totalmente voltada para a produção de queijos.
Dois anos após sua inauguração, a unidade de Mutum ganha uma nova planta fabril, dedicada à produção de Soro de Leite em Pó, um produto estratégico para a Porto Alegre. Atualmente, a planta possui a certificação de qualidade FSSC 22000 e fornece para grandes clientes nacionais e multinacionais.
Uma nova fábrica, maior e mais moderna, foi inaugurada em Ponte Nova. Hoje, é a unidade com maior varidedade de produção e onde está localizado o escritório central da empresa. Com essa nova estrutura, a Porto Alegre conseguir duplicar sua capacidade produtiva, conquistando a liderança nacional em processamento de soro e a liderança estadual na fabricação de queijos.
Uma importante linha de produtos foi incorporada ao portfólio da Porto Alegre em 2013, com o lançamentos dos leites UHT. A qualidade dos produtos conquistaram o mercado e, atualmente, os leites UHT Porto Alegre ocupam posições de liderança na categoria.
Neste ano, a Porto Alegre lançou a linha Alegrinho de bebidas lácteas, nos sabores chocolate e vitamina. 2014 também foi o ano da entrada da empresa da categoria de cremes de leites leves.
Em 2017 é firmada a joint venture entre a Porto Alegre e a Emmi, uma das maiores companhias de laticínios da Europa.
Neste ano também foi inaugurado o Centro de Distribuição em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, onde também está localizado o escritório comercial e de marketing da Porto Alegre.
Inauguração de uma moderna fábrica de iogurtes e queijos frescos na cidade de Antônio Carlos (MG). Este empreendimento marca a entrada da Porto Alegre nas categorias de iogurtes e cream cheese. A planta conta com tecnologia de ponta é uma das fábricas mais modernas da América Latina em seu segmento.
A Laticínios Porto Alegre inaugurou, no dia 29 de julho de 2021, a sua primeira fábrica no Espírito Santo, consolidando a relação com os capixabas. A nova planta industrial, localizada em Rio Novo do Sul, possui 9.000 m² de área construída. A expectativa é de que o investimento gere crescimento econômico para a região e movimente o setor produtivo, com novas vagas de emprego e oportunidades de negócios com fornecedores locais.