O QUE É ESSENCIAL
NA SUA VIDA?

Como é bom ver tanta gente deixando de lado o excesso, o desnecessário, o dispensável, e voltando seus olhos ao que realmente importa, como ficar perto de quem a gente gosta, comer sem pressa saboreando cada momento…

Para nós da Porto Alegre, isso é tão importante quanto a pureza do nosso leite, a textura dos nossos queijos, a cremosidade do nosso requeijão e manteiga, e, é claro, o autêntico sabor de Minas, que está em cada pedacinho do que a gente faz.

Porque, como todo bom mineiro, a gente valoriza as coisas simples da vida que, até mesmo por isso, são as mais gostosas. São essenciais.

 

Clique e confira nossa Política de Gestão de Segurança de Alimentos.

Nossa História

Assista ao vídeo e conheça mais sobre a origem dos produtos Porto Alegre. Assim como as histórias mais gostosas de Minas, a nossa também começa numa fazenda. Com produtos premiados por sua qualidade, a Porto Alegre preserva a tradição do campo na produção dos seus laticínios. A dedicação e a mineiridade característicos do interior estão presentes em cada pedacinho do que você saboreia.

Linha do Tempo

1991

1994

2006

2008

2011

2013

2014

2017

2018

2019

Início da produção na fazenda Porto Alegre

Tudo começou, há 30 anos, na Fazenda Porto Alegre, no interior de Minas Gerais.

Nessa época, João Lucio Carneiro, fundador e presidente da empresa, começou a produzir os seus primeiros queijos em um pequeno cômodo na fazenda da família, que era produtora de leite no município de Rio Doce.

Porto Alegre transfere atividades para Ponte Nova

Com o crescimento do negócio, o espaço da fazenda Porto Alegre já não era suficiente para atender ao número crescente de clientes da região.

Chegava a hora de transferir as atividades para um outro local, com processos mais eficientes e maior capacidade produtiva. Ponte Nova, em Minas Gerais, foi a cidade escolhida para sediar a primeira fábrica da Laticínios Porto Alegre.

Inauguração da unidade de Mutum

A cada dia, a qualidade e o sabor autêntico dos laticínios Porto Alegre conquistavam novos espaços no mercado mineiro. A inauguração da segunda fábrica, no município de Mutum (MG) foi um importante passo no processo de expansão da empresa. Inicialmente, a unidade era totalmente voltada para a produção de queijos.

Inauguração da planta de Soro em Pó em Mutum

Dois anos após sua inauguração, a unidade de Mutum ganha uma nova planta fabril, dedicada à produção de Soro de Leite em Pó, um produto estratégico para a Porto Alegre. Atualmente, a planta possui a certificação de qualidade FSSC 22000 e fornece para grandes clientes nacionais e multinacionais.

Inauguração de uma nova fábrica em Ponte Nova

Uma nova fábrica, maior e mais moderna, foi inaugurada em Ponte Nova. Hoje, é a unidade com maior varidedade de produção e onde está localizado o escritório central da empresa.  Com essa nova estrutura, a Porto Alegre conseguir duplicar sua capacidade produtiva, conquistando a liderança nacional em processamento de soro e a liderança estadual na fabricação de queijos.

Lançamento dos Leites UHT da Porto Alegre

Uma importante linha de produtos foi incorporada ao portfólio da Porto Alegre em 2013, com o lançamentos dos leites UHT. A qualidade dos produtos conquistaram o mercado e, atualmente, os leites UHT Porto Alegre ocupam posições de liderança na categoria.

Expansão da linha UHT

Neste ano, a Porto Alegre lançou a linha Alegrinho de bebidas lácteas, nos sabores chocolate e vitamina. 2014 também foi o ano da entrada da empresa da categoria de cremes de leites leves.

Joint Venture com a Emmi

Em 2017 é firmada a joint venture entre a Porto Alegre e a Emmi, uma das maiores companhias de laticínios da Europa.

Neste ano também foi inaugurado o Centro de Distribuição em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte,  onde também está localizado o escritório comercial e de marketing da Porto Alegre.

Nova marca Porto Alegre

Importante momento de renovação da Porto Alegre, com uma marca mais moderna e um posicionamento alinhado com o novo momento da empresa. A mascote Alegrinha e as embalagens dos produtos também foram redesenhados.

Inauguração da unidade de Antônio Carlos

Inauguração de uma moderna fábrica de iogurtes e queijos frescos na cidade de Antônio Carlos (MG). Este empreendimento marca a entrada da Porto Alegre nas categorias de iogurtes e cream cheese. A planta conta com tecnologia de ponta é uma das fábricas mais modernas da América Latina em seu segmento.





Nossa Mascote

O nome da nossa mascote é Alegrinha. Ela é alegre, como o nome da fazenda de onde ela veio. Bastante direta ao ponto, sem rodeios, sincera e verdadeira, como as pessoas que a criaram. Suas coisas favoritas são pastar com as amigas e assistir sentadinha o pôr do sol. As coisas mais simples são as que mais a surpreendem. Acompanhe a evolução dos traços da nossa mascote ao longo do tempo. Ela não é uma graça?





Nossas Unidades

Atualmente, a Porto Alegre conta com quatro unidades industriais que, juntas, têm capacidade de processamento de mais de 1 milhão de litros de leite por dia. Três unidades estão localizadas em Minas Gerais, nos municípios de Ponte Nova (Matriz), Mutum e Antônio Carlos, e uma está localizada no estado do Rio de Janeiro, no município de Valença

Em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, está localizado o Centro de Distribuição da Porto Alegre e o escritório onde atuam as equipes de Marketing e Comercial.

A companhia possui, ainda, 4 postos de captação de leite, localizados nos municípios de Muriaé, Rio Pomba, São Gotardo, em Minas Gerais, e Dores do Rio Preto, no Espírito Santo.

MISSÃO

Produzir alimentos seguros e com os mais altos padrões de qualidade, garantindo, assim, a sustentabilidade do nosso negócio e a satisfação dos nossos consumidores.

VISÃO

Ser uma empresa rentável e buscar continuamente a eficiência na produção e a confiança do consumidor, mantendo a tradição, o sabor e a qualidade dos nossos produtos, que foram feitos para a família da gente.

VALORES

Ética; Segurança no trabalho; Valorização pessoal; Fidelização do cliente; Excelência na qualidade; Simplicidade; Responsabilidade social e ambiental.

Alguns dos nossos principais clientes